O presidente da Intersindical Patronal de Itajaí, Gustavo Bernardi, e o presidente do Sinduscon da cidade, Eduardo Agostini, participaram, na quinta-feira (17), de um encontro promovido pela Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), na sede da FIESC, em Florianópolis. Santa Catarina foi o primeiro Estado escolhido pela Câmara para apresentação de dados importantes referentes ao setor da construção civil.

O evento reuniu lideranças empresariais e especialistas para discutir os principais desafios da construção civil na Região Sul.

Foram apresentados dados inéditos do projeto CBIC Indicadores Regionais, que apontam que o setor da construção representa 30% do PIB setorial da Região Sul e enfrenta entraves como a alta de juros, incertezas econômicas e dificuldade na atração e qualificação de mão de obra. A economista da CBIC, Ieda Vasconcelos, alertou que o setor registrou retração de 0,8% no primeiro trimestre de 2025 e que há preocupação com o médio e longo prazos.

De acordo com o presidente da Intersindical Patronal, “ os problemas que debatemos aqui em nossa cidade, em relação a falta de mão de obra para o setor e a falta de moradias mais acessíveis são vistos nas grandes cidades do Sul. Por outro lado, percebe-se que há um mercado muito grande para ser explorado para a construção desses imóveis com valores menores”.

Alternativas para suprir as necessidades de trabalhadores na construção civil estão sendo debatidas e Brasília, pela CBIC

Fotos: Fabrício de Almeida| Fiesc

Destaque

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress